Este blog não possui nenhuma afiliação social, empregatícia, financeira ou política a não ser comigo mesmo. As opiniões expressas aqui refletem meu ponto de vista sobre assuntos aleatórios e nada mais. Comentários são mais do que bem vindos, são encorajados, positivos ou não. Até prefiro comentários oposicionistas, afinal um mundo que pensa igual é desprovido de inovação. Portanto, sinta-se em casa. Espero que ler minhas verborréias esporádicas traga-lhe o mesmo prazer que tenho produzindo-as.

[ваκκєr]

P.S. Algumas vezes algo que eu quero expressar não pode ser dito (apenas) com palavras, então vai parar em meu fotolog ao invés de aqui. Confira-o de vez em quando.

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

O melhor fim-de-semana do ano

Tudo bem, foi o primeiro fim-de-semana do ano, então muitos melhores hão de vir. Mas nesse domingo e terça-feira (e terça é fim-de-semana ? É sim, se você está de férias) começaram as duas principais feiras de eletrônicos dos Estados Unidos (e, com o final da E3, as únicas que valem a pena): CES e Macworld. A CES viu muita coisa interessante acontecer (e outras tantas não acontecerem, como o lançamento do já visto, esperado e não-lançado Xbox 360 com saída digital de alta definição). Televisores de LCD de 60 polegadas por 3 mil dólares, o lançamento oficial do Windows Vista, GPSs automotivos de todo tipo (um modelo Microsoft virá de fábrica em todos os Ford americanos de 2007, outro modelo, da Dash, será capaz de se comunicar com outros carros ao redor dele, outros tantos modelos grandes, pequenos, embutidos, portáteis etc), câmeras de vídeo de alta definição, tocadores de Blu-ray, HD-DVD e dos dois ao mesmo tempo, celulares com televisão ao vivo...
Já o discurso de abertura da Macworld de hoje abriu um buraco no continuum espaço-tempo: a Apple finalmente anunciou o iPhone (maiores detalhes no meu fotolog), que em menos de 12 horas de existência já virou o assunto mais quente até mesmo no Orkut ! Até a entrada do mesmo no mercado, em julho, eu vou mandar um e-mail por dia pra TIM, Claro, Oi e Vivo (que agora também opera GSM) exigindo o aparelho o quanto antes.
Mesmo o iPhone sendo a melhor invenção desde o pão de forma fatiado, uma das melhores notícias dessa noite de terça-feira foi a quebrada de cara que a Sony tomou.
Durante a CES são entregues diversos prêmios, e no press-release que a Sony publicou de sua presença na feira este ano constava um Emmy de Maior Inovação Tecnológica da Área de Jogos Eletrônicos para o nada revolucionário e totalmente desprovido de inovação controle do seu console (este sim inovador) Playstation3. Depois de 2 dias de intensa coçação de cabeça de toda a imprensa especializada, a Academia de Artes e Ciências Televisivas (associação americana responsável pelo prêmio Emmy) informou que o controle SIXAXIS não havia ganho nenhum prêmio Emmy de inovação tecnológica, e que o tal prêmio nem mesmo existia ! O que aconteceu, sim, foi que a Academia decidiu agraciar Nintendo e Sony com uma citação especial pelos controles do NES e do Playstation, por terem moldado as atuais gerações de interfaces de jogos.
Tudo bem que o fracasso de logística da Sony foi humilhante (a fabrincante japonesa teve de somar as vendas do seu console anterior ao lançamento atual para poder declarar-se a marca que mais vendeu video-games do ano) mas pra que mentir ?

P.S. Antes que me acusem de fanboyismo, a Microsoft também quebrou a cara muito feio. O tocador de MP3 dela, o supostamente revolucionário Zune, tem sido um fracasso completo de vendas e concorrentes anunciados nos últimos dias como o Sandisk Sansa Connect e o próprio Apple iPhone devem colocar um ponto final nos planos microsoftianos de tomar o mercado de música da Apple.